Após uma onda de furor de terceirizações, várias críticas contundentes contra este processo têm surgido, notadamente por conta de experiências mal sucedidas. Das experiências de terceirização mais criticadas, destacam-se as terceirizações dos Departamentos Jurídicos e dos Departamentos de Auditoria Interna.
Em nossa opinião o relativo fracasso de tais processos deveu-se, principalmente, ao fato de que as terceirizações foram realizadas com profissionais ou empresas que desconheciam totalmente a realidade das empresas às quais passaram a prestar aqueles serviços. Não conhecendo intimamente as características, notadamente as de relações humanas e as “normas não escritas”, estes profissionais fracassam na prestação de seus serviços.
Na visão das empresas recebedoras do serviço a crítica nem sempre é quanto a qualidade técnica do serviço, mas, muitas das vezes, quanto à forma de relacionamento terceirizado X terceirizador e no sentimento da empresa que, ao terceirizar o serviço, deixou de receber um tratamento personalizado e “sob medida” quanto as suas necessidades.
A Terceirização Inteligente
No mundo dos negócios é impossível que um pequeno grupo de profissionais consiga dominar matérias tão dinâmicas e complexas como finanças, impostos, sistemas informatizados, legislação em geral, recursos humanos, etc. Os departamentos de auditoria interna das empresas não conseguem reunir profissionais com todas estas experiências, pois o custo de manter todos estes profissionais como empregados seria enorme. Como consequência, trabalhos importantes em áreas vitais não são realizados ou são realizados de forma inadequada.
A Advance Auditores tem proposto àqueles que a procuram para terceirizar os seus Departamentos de Auditoria Interna que realizem este processo administrativo a seu modo, ou seja, parcialmente.
A Complementação dos Serviços de Auditoria Interna é uma experiência bem sucedida já implantada por nossa firma em alguns de seus clientes.
E como é realizada? Ela procura mesclar a experiência dos profissionais existentes na área de auditoria interna da empresa com os profissionais da Advance Auditores.
No início dos trabalhos são estabelecidas, com a alta administração da empresa, as necessidades e anseios que esta tem com relação ao seu Departamento de Auditoria Interna. Então, em conjunto com o Auditor Interno da empresa, estabelecemos uma programação de auditoria que será executada por nossos profissionais, usando a experiência acumulada pelo Auditor Interno, gerando uma verdadeira sinergia entre o profissional da casa e nossa equipe de experientes profissionais em diversas áreas.
E Isto Não Seria Um Aumento de Custos?
Na verdade, NÃO! A empresa possivelmente não estava sendo atendida plenamente pela equipe existente seja, por insuficiência do quantitativo de pessoal seja pela não especialização profissional requerida.
Como exemplo, se a empresa necessitasse de uma auditoria em seus sistemas informatizados, teria que contratar um profissional para executar um trabalho que deveria ser efetuado talvez a cada dois anos. O mesmo poderíamos dizer de um trabalho na área de Pessoal ou Recursos Humanos. E o que dizer de auditorias de impostos diretos e de impostos indiretos? E a auditoria de gestão?
Com a Complementação dos Serviços de Auditoria Interna você usa o nosso profissional na especialização necessária, somente no momento adequado, sem o custo de mantê-lo “na prateleira” o resto do tempo.
As vantagens de um processo de Complementação de Auditoria Interna são inúmeras.
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