Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.
Isso inclui, por exemplo, a atividade de prevenção à fraudes; segurança da informação; plano de continuidade de negócios; contabilidade internacional, fiscal e gerencial; gestão de riscos e de pessoas; atendimento a auditorias internas e externas; dentre outras.
Quais são os objetivos, papéis e responsabilidades da função de Compliance na organização?
- Analisar os riscos operacionais;
- Gerenciar os controles internos;
- Desenvolver projetos de melhoria contínua e adequação às normas técnicas;
- Analisar e prevenir de fraudes;
- Monitoramento, junto aos responsáveis pela TI, no que se refere às medidas adotadas na área de segurança da informação;
- Realização de auditorias periódicas;
- Gerenciar e rever as políticas de gestão de pessoas, juntamente com os responsáveis pela área de Gestão de Capital Humano.
- Trabalhar na elaboração de manuais de conduta e desenvolver planos de disseminação do compliance na cultura organizacional;
- Fiscalização da conformidade contábil de acordo com as normas internacionais;
O que é controle interno?
É o planejamento organizacional e todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção, com o objetivo de evitar Fraudes, Erros, Ineficiências e Crises.
Os Objetivos dos Controles Internos
Os trabalhos de levantamento e apuração dos controles internos de natureza tanto financeira quanto operacional, visam assegurar que:
- Os negócios estão sendo conduzidos de uma maneira ordenada e eficiente, que informações precisas e corretas estejam disponíveis, afim de permitir que as decisões sejam tomadas por aqueles que tenham autoridade delegada;
- Ativos e pessoal estejam protegidos contra ações danosas internas ou externas e
- Operações efetivas sejam promovidas.
|